close
5 livros de cabeceira para empreendedores e investidores
Empresas ou PME - Investidores

5 livros de cabeceira para empreendedores e investidores

Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash

Empreender é aprender. Não apenas de forma prática, mas também lendo tudo sobre o assunto. Livros excelentes sobre o tema não faltam. Fizemos uma pequena seleção daqueles que consideramos essenciais para quem busca ideias, dicas, inspiração e até um choque de realidade na jornada do empreendedor. Confira só.

1 – De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício – Peter Thiel

Peter Thiel é cofundador do PayPal e investidor em diversas startups. Nesse livro ele defende que o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional, nem o próximo Larry Page ou Sergey Brin vai criar um novo Google. Ao copiar essas pessoas, você não aprende com elas. Segundo Thiel, o progresso vem do monopólio, não da competição. O autor não oferece fórmula para o sucesso. Como cada inovação é única, ninguém consegue dizer em termos concretos como ser inovador. As startups precisam “questionar ideias já reconhecidas e repensar negócios do zero”. O autor fala sobre como construir empresas inovadoras, com uma visão original e otimista em relação ao futuro.

2 – O lado difícil das situações difíceis (The hard thing about hard things) – Ben Horowitz

Esse livro é um clássico. O autor, Ben Horowitz, abriu capital da sua empresa numa fase difícil no setor de tecnologia e, depois de alguns anos, vendeu a empresa para a HP por mais de US$ 1,6 bilhão. Criou o fundo de Venture Capital Andreessen Horowitz, que tem participação em empresas como Airbnb, Facebook, Skype e outros unicórnios. Só que antes de virar bilionário, as coisas não foram nada fáceis para ele. É uma história de muita resiliência diante de situações difíceis e conhecidas por milhares de empreendedores, quando descobre-se que o produto não é tão bom como parecia, os investidores não enxergam o potencial do negócio, as metas não são batidas, a economia está em baixa, o caixa esvazia e, mesmo assim, é preciso continuar. Importante: o livros traz dicas práticas sobre tudo isso.

3 – Nação empreendedora: O milagre econômico de Israel e o que ele nos ensina (Português) por Dan Senor (Autor), Saul Singer (Autor)

Mesmo sendo menor que muitos estados brasileiros, Israel é o segundo maior ecossistema de empreendedorismo do mundo, depois da Califórnia. É o berço de diversas tecnologias que mudaram nossas vidas, como o Waze por exemplo. Baseando-se nas histórias de inventores e investidores que têm um papel central no desenvolvimento de Israel, os autores mostram como a cultura do país influencia a inovação movida pela adversidade, o jeito de pensar e a atitude perante a vida dos israelenses, a forma como empresas e universidades são administradas e as políticas públicas realizadas pelo governo forjaram uma sociedade extremamente inovadora e empreendedora.

4 – Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias por Jake Knapp, John Zeratsky e outros.

Como fazer o melhor trabalho quando você tem um grande desafio e pouco tempo? Sprint é uma metodologia criada criado pelo designer Jake Knapp – no período em que ele trabalhou no Google – para desenvolver protótipos e testar ideias em 5 dias. O nome Sprint é uma referência às corridas de alta velocidade em curtos períodos de tempo. O método serve para empresas de todos os tamanhos e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar já. Como o autor diz “é um pulo no futuro para ver a reação dos clientes”. Veja o vídeo que resume o método e para saber mais só tem um jeito: leia o livro =))

5 – Este livro não vai te deixar rico: descubra a verdade sobre empreendedorismo, startups e a arte de ganhar dinheiro” (Editora Planeta) – Startup da Real

 “Este livro não vai te deixar rico” deveria ser leitura obrigatória para todos que pensam em empreender e abrir uma startup. É uma visão não romantizada do empreendedorismo, com críticas severas aos gurus e coachs que prometem um caminho fácil para virar bilionário. O autor, Startup da Real, é um pseudônimo que acumula milhares de seguidores no Twitter, no Medium e no Instagram, revelando o lado nada glamuroso de ser dono de uma empresa. Aí você pensa: por que ler um livro que vai me desanimar e jogar um balde de água fria nos meus sonhos? Simplesmente porque estar preparado para errar e falhar pode nos tornar mais eficientes e melhores. Não existe fórmula do sucesso. O autor brasileiro conta sua experiência pessoal como empreendedor e, no final, traz dicas regadas de sabedoria e bom senso (coisa rara hoje em dia).