Muito mais do que um guia para os investidores, a diligência se transforma em uma referência para os empresários. Entenda.
A diligência é um serviço contratado pelo investidor que deseja ter informações técnicas e robustas sobre uma determinada empresa a qual possui interesse na aquisição. Ou até mesmo por uma companhia que necessita de dados relevantes antes de finalizar uma possível fusão.
Utilizando um termo popular para facilitar a explicação, funciona como um “pente-fino” nos negócios. Dessa forma, consegue recolher todos os dados relevantes sobre a atual situação da empresa.
Além disso, traz referências que demonstram o planejamento estabelecido para a construção de um futuro promissor. Isso, claro, contribui de forma substancial para auxiliar o investidor a tomar a sua decisão sobre investir ou não.
Mas e para o outro lado da moeda? Qual a importância de uma diligência para o empreendedor? É preciso entender que a due diligence também funciona como um valioso auxílio para os empresários.
Diligência e os empreendedores
Muitos podem imaginar que a diligência funciona como um espião tentando encontrar falhas para atrapalhar o sonho do empreendedor. Entretanto, quem pensa assim está extremamente enganado.
Ao fazer essa avaliação técnica da companhia, a due diligence consegue apresentar para os Fundadores do negócio possíveis pontos que precisam ser ajustados para o bom desenvolvimento da empresa e de uma negociação com possíveis Investidores ou Compradores.
Dessa forma, fica mais fácil promover mudanças para conquistar resultados mais expressivos no futuro próximo. Consequentemente, isso representa uma ajuda importante para o crescimento de forma estruturada do negócio.
Portanto, as empresas não precisam ter medo de uma diligência. Muito pelo contrário.
“O empreendedor deve colaborar e aprender com essa etapa. Afinal, é uma oportunidade de ter uma análise realizada por profissionais experientes e imparciais sobre o negócio”, explica Marcela Huertas especialista em diligências para economia digital e fundadora da MCM Corporate Diligências.
Importância da diligência para o empreendedor
Muito mais do que uma análise apara auxiliar na tomada de decisão dos investidores, a diligência funciona como um ponto de partida para Empreendedores se relacionarem com diversos outros atores, tanto de forma direta quanto indireta.
Marcela destaca a importância de aquecer os motores para a Empresa se relacionar de forma transparente e diligente com os investidores e todos os demais stakeholders.
Nesse contexto, aqueles Empreendedores que reconhecem a importância desse processo acabam colhendo mais rapidamente os melhores frutos. “Percebo que os fundadores da nova economia entendem melhor o valor da diligência para os negócios e, por isso, buscam aprimorar seus processos”, destaca a especialista.
Diligência e as informações relevantes
Agora que já entendemos o valor de uma diligência para a empresa, é importante entender quais são os dados gerados durante esse processo. Claro que cada investidor possui suas métricas. Portanto, não é possível generalizar.
De qualquer forma, a due diligence é capaz de apresentar pontos importantes para o desenvolvimento de uma companhia.
“São informações e conhecimento sobre processos internos, alocação correta dos custos e despesas, discussões tributárias que envolvem riscos desconhecidos, formalizações e ajustes na relação com colaboradores”.
Dessa forma, é possível constatar situações em que o empreendedor se surpreende com os dados positivos apresentados. “Temos tido bons feedbacks dos empreendedores sobre o resultado das diligências”.
Como forma de exemplificar, Marcela destaca o seguinte depoimento de João Machado, co founder e CTO da Eu Entrego: “Recebemos um relatório da MCM Corporate tão completo que nem empresa de auditoria renomada havia identificado essas informações”.
Papel do empreendedor durante uma diligência
Para que a “mágica aconteça”, porém, é preciso que o empreendedor realmente entenda o valor da diligência para o desenvolvimento do negócio. Dessa forma, fica fácil de compreender por que a transparência é fundamental para o bom andamento da due diligence.
“Percebo que na economia digital os fundadores são muito participativos. Isso ajuda muito o processo, pois captamos informações da fonte”, destaca a fundadora da MCM Corporate Diligências.
De acordo com Marcela, empreendedores interessados, que se preocupam com a perenidade do seu negócio e uma relação transparente com seus investidores, tornam tudo mais produtivo.
Com essa maturidade na companhia, é possível realmente visualizar os benefícios desse processo tanto para investidores quanto para investidas, podendo chamar de uma relação ganha-ganha.
“Com essa maturidade, todos os stakeholders agradecem e a governança corporativa também”, finaliza Marcela.
Portanto, fica claro o valor da due diligence também para as empresas. Para saber mais, acesse o site da MCM Corporate Diligências.
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