Já ouviu falar em bootstrapping? Esse é o nome da estratégia que permite construir uma empresa do zero, usando apenas economias pessoais ou o dinheiro que entra com as primeiras vendas.

Apesar do termo não ser popular, o bootstrapping é a forma como a maioria das empresas começa, já que a captação de recursos com terceiros é um processo que demanda relacionamentos, preparo e conhecimento. Enfim, conseguir um investidor não é tão simples assim.

A boa notícia é que, se para começar uma startup é necessário ter um caixa mínimo, isso não significa que você precisa de muito dinheiro.

Sabia que algumas das empresas mais bem sucedidas do mundo começaram com menos de $10,000?

Então, veja esse infográfico abaixo. E tenha certeza que no começo elas ouviram muito “não” de investidores, mas não desistiram.

Então, como começar com pouco dinheiro? Como lançar um negócio bootstrap e fazê-lo dar certo?

Nós temos algumas dicas para essa fase do negócio.

  • Escolha sócios que sejam complementares a você. Pessoas que façam o que você não faz. Profissionais com perfis e competências que você não consegue contratar no momento.
  • Seja cauteloso nas contratações. Contratar uma equipe completa muito cedo pode levar a um fluxo de caixa negativo e, em breve, isso não será sustentável.
  • Elimine qualquer custo fixo desnecessário. Tudo que você puder economizar será importante. Por isso a ideia da garagem no universo de startup é icônica.
  • Crie uma estratégia de curto e médio prazo, faça contas e trace cenários.
  • Busque ajuda de Conselheiros. Troque experiências com outros empreendedores. Busque mentoria com alguém que conhece seu negócio e tenha mais conhecimento que você.

O sistema de bootstrapping para startups é um trabalho árduo. Você precisa ter dinheiro suficiente para montar sua empresa, trabalhar em seu produto e ter uma reserva pessoal.

Por tudo isso, resiliência é fundamental. Os resultados podem ser altamente gratificantes e preparar você para, quem sabe, buscar um investidor anjo na próxima fase do negócio.

 

Posts Relacionados

FIQUE SABENDO DE NOSSAS NOVIDADES

Informações, análises e insights para quem decide!

Inscreva-se em nossa NewsLetter