Diversidade sexual, inclusão de gênero e respeito ao ser humano são abordagens que, felizmente, fazem parte de uma nova mentalidade em negócios.

Cada vez mais a atitude social e comportamental das empresas importa, não apenas diante dos consumidores, mas também perante acionistas, colaboradores, potenciais parceiros, investidores e outras pessoas envolvidas no negócio.

Durante os processos de compra, fusões e venda, os aspectos relacionados a esses temas têm um impacto enorme, porque podem se traduzir em riscos ou oportunidades, dependendo da forma de pensar e agir da empresa.

Para avaliar os aspectos relacionados ao comportamento da empresa em relação às pessoas é que existe a due diligence humana.

Um mecanismo que, além de medir lacunas de capacitação, pontos de atrito e diferenças no processo decisório (quem fica, quem sai, quem comanda a empresa pós-fusão, o que fazer com os quadros em geral), avalia também aspectos ligados à dignidade humana.

Essa mudança de mentalidade e de direcionamento veio para ficar, porque, além de afetar a imagem da empresa no mercado, consegue influenciar diretamente a operação e a performance da empresa.

Movimentos como “Black Lives Matter” estão mudando radicalmente a percepção e o comportamento das pessoas.
Muitos aspectos sociais que antes eram simplesmente ignorados, agora têm poder de afetar a imagem das empresas no mercado, influenciando diretamente na operação e na performance dos negócios.

Vivemos uma realidade onde as pessoas estão conectadas, têm voz e se manifestam como nunca antes foi possível. É uma mudança que veio para ficar e, ainda bem, está fazendo as empresas repensarem seu papel na sociedade e no mundo.

Posts Relacionados

FIQUE SABENDO DE NOSSAS NOVIDADES

Informações, análises e insights para quem decide!

Inscreva-se em nossa NewsLetter