close
Resiliência: uma habilidade para usar na startup e na vida.
Empresas ou PME

Resiliência: uma habilidade para usar na startup e na vida.

Elon Musk já quebrou financeiramente várias vezes e mesmo assim continua em pé, colocando foguetes em órbita como se nada tivesse acontecido.

Os fundadores do Twitter passaram por poucas e boas antes de se tornarem milionários e cada um seguir o seu caminho. Um deles teve um cofre de moedinhas, com as únicas reservas para a semana seguinte, roubadas quando assaltantes entraram em sua casa. Outro pedalava diariamente uma distância enorme até a empresa porque não tinha carro, nem dinheiro para o transporte.

A pergunta é: como eles suportaram tantas adversidades? Como não caíram na tentação de largar tudo e voltar a trabalhar em empresas consolidadas para ganhar supersalários?

Nenhum deles tinha como prever o futuro. Os riscos eram enormes, mesmo assim seguiram em frente.

Diante disso, vem a pergunta: quantas pessoas conseguem manter um plano quando as dificuldades parecem quase intransponíveis?

Por isso, uma das principais características de quem empreende é a resiliência. É a capacidade de lidar com problemas, se adaptar a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.

A resiliência é um fator crucial em qualquer negócio novo e, acredite, pode ser desenvolvida.

Cientistas que estudam o estresse e a resiliência dizem que é importante pensar na resiliência como um músculo emocional que pode ser fortalecido a qualquer momento.

O Dr. Dennis Charney, autor do livro “The Science of Mastering Life’s Greatest Challenges” e reitor da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, na cidade de Nova York, passou mais de 25 anos estudando a resiliência e, segundo ele, existem algumas formas de aumentá-la, como:

  • Pratique o otimismo – as coisas podem ser difíceis mas são sempre uma oportunidade para repensar as metas e melhorar o caminho.
  • Reescreva a sua história – observe o que você fala para si mesmo e questione.
  • Não se culpe, não leve para o lado pessoal – existem inúmeros fatores que fazem as coisas darem errado.
  • Ofereça e aceite apoio emocional.
  • O estresse tem um lado bom, mas lembre-se que você também precisa momentos para relaxar e dar um tempo.

Além de ser importante na vida profissional, a resiliência também pode ser útil em vários momentos da vida. Já pensou que a resiliência também é uma ferramenta que ajuda a suportar uma longa quarentena ou isolamento social com menos frustração e ansiedade? =)