Governança corporativa está relacionada aos costumes, regras e processos que uma empresa adota em sua cultura administrativa.
De maneira geral, são práticas aplicadas no relacionamento entre fundadores, sócios, diretores, órgãos fiscalizadores e todos que fazem parte do universo das empresas.
A importância da governança corporativa não pode ser ignorada. No entanto a adoção de códigos de ética e conduta no ambiente corporativo ainda são praticados por um número pequeno de companhias, que usam como justificativa principal a falta de tempo.
Durante muito tempo o mantra no Vale do Silício e da indústria de startups de tecnologia foi o “crescimento a todo custo”, mas cada vez mais as empresas estão sendo cobradas pela sua forma de pensar, agir e se relacionar.
Compreender exatamente com quem a empresa faz negócios atualmente é mais do que uma boa prática de governança, já que a Lei Brasileira Anticorrupção (Lei 12.846/2013) coloca as empresas como responsáveis pelas ações de seus parceiros de negócios e fornecedores mesmo que não haja consentimento expresso ou conhecimento de práticas ilícitas dos parceiros.
Segundo o Decreto 8.420/2015, que regulamenta a Lei Anticorrupção, a realização de due diligence de terceiros faz parte de um programa de compliance efetivo.
Além de consequências jurídicas, as questões de governança conseguem comprometer a reputação e a lucratividade da empresa no longo prazo. Neste sentido, a due diligence com foco em compliance é um mecanismo valioso para as empresas, independentemente de seu estágio de maturidade.
CFO da Digibee, Rafael Nardelli apresenta com detalhes como se estruturar para conseguir expandir de forma sustentável os negócios
Com um perfil complementar, o conselheiro consultivo auxilia até mesmo na criação de indicadores para auxiliar no crescimento da empresa
Muito mais do que um guia para os investidores, a diligência se transforma em uma referência para os empresários. Entenda.
Evento sobre investimentos sustentáveis contou com a participação de representantes da MCM Corporate Diligências
FIQUE SABENDO DE NOSSAS NOVIDADES
Informações, análises e insights para quem decide!
Inscreva-se em nossa NewsLetter