close
O que caracteriza um negócio de impacto.
Empresas ou PME - Investidores

O que caracteriza um negócio de impacto.

Alguma dúvida de que negócios de impacto são uma tendência global?

Cada vez mais, empresas fazem uso de tecnologias para criar empresas que sejam rentáveis e, ao mesmo tempo, tragam benefícios para a sociedade e o planeta.

Segundo a Carta de Princípios Para Negócios de Impacto do Brasil “Os Negócios de Impacto surgem como uma forma de intervenção socioeconômica, que integra os diferentes atores impactados ou impactantes, na busca por inovação, transformação social e desempenho financeiro. A aspiração de todo o ecossistema é ver inovações que criem novos mercados, tenham impacto social e sustentabilidade financeira, simultaneamente. A possibilidade de atuação dos Negócios de Impacto é ampla, abrangendo temas como qualidade da educação, serviços de saúde, mobilidade urbana e redução de emissões de carbono.”

A carta foi criada em 2015 pela Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS) para aprofundar os conceitos que norteiam os negócios de impacto e, desde então, vem sendo adotada por várias organizações, startups e investidores.

O conceito de negócio impacto é fácil de compreender, no entanto a criação de um negócio de impacto não é tão simples, porque para ser caracterizado como tal, é necessário:

1. Deixar explícito qual mudança socioambiental a empresa pretende gerar e quais métricas de resultado irá monitorar

2. Reunir e analisar dados periodicamente para o acompanhamento dos resultados.

3. Apresentar de forma transparente, os resultados e os dados, deixando claro se os objetivos foram ou não alcançados.

4. Ter os resultados auditados por organização externa independente.

Diferentemente de “sustentabilidade”, um termo que se esvaziou pelo uso excessivo com apelo de marketing, os negócios de impacto são e serão cobrados pelo que efetivamente fazem e pelo retorno que trazem. Por isso, exigem um preparo e uma dedicação maior dos empreendedores que, além de todos os aspectos de uma empresa normal, assumem o desafio de fazer um bem maior.