close
Naming: um dos primeiros e mais importantes desafios da sua startup
Empresas ou PME

Naming: um dos primeiros e mais importantes desafios da sua startup

No mundo das startups, produtos incríveis ou novos serviços inovadores não bastam para se destacar. Para se estabelecer e se conectar com seu público, o primeiro passo é através do nome da sua marca.

Um nome consegue facilmente aproximar ou afastar sua marca do seu público, portanto, por isso a criação de um nome que chame a atenção de forma positiva e grude na mente das pessoas é essencial no processo de branding.

Da mesma maneira que marcas modernas estão se tornando mais pessoais, dissonantes e criativas, os nomes das marcas estão seguindo o mesmo caminho.

À medida que milhões de domínios e marcas comerciais de nomes já foram registrados, uma solução encontrada pelas startups foi a invenção de nomes impressionantes e inéditos.

Alguns nomes como Twitch (uma rede social projetada para jogos) e Slack (serviço de mensagens instantâneas para equipes de trabalho) são poderosos e não convencionais, apesar de sua simplicidade.

Outros, como a empresa Quinto Andar, usam nomes pouco comuns e conseguem obter uma quantidade enorme de atenção em setores com marcas tradicionalmente “chatas”.

Algumas marcas vão além, usando nomes irônicos como, por exemplo, The Boring Company, de Elon Musk, para se destacar da concorrência.

Se você estiver no processo de criação de um nome e busca uma ideia não ortodoxa, é importante fazer testes com sua audiência para garantir que o nome excêntrico atraia clientes em vez de afastá-los.

Muitos nomes de empresas famosas, como Amazon e Apple por exemplo, foram criados pelos seus fundadores. Isso é bastante comum até porque no início da empresa geralmente não existe uma verba disponível para contratar uma empresa de naming. Ou, em outros casos, a decisão é tão pessoal que o nome já existe antes mesmo da startup começar.

Em qualquer caso, é sempre legal observar algumas dicas que os profissionais de naming recomendam. Segundo eles, um bom nome:

● Não limita o crescimento dos negócios. Ou seja, não está restrito a um produto ou serviço específico.

● É fácil de escrever e ser lembrado.

● É curto e agradável.

● Tem apelo universal e pode ser facilmente pronunciado por pessoas de outros países.

A decisão do nome é sempre difícil, mas acima de tudo precisa agradar 100% o empreendedor, que terá que conviver com ele o tempo todo e levá-lo com orgulho no seu cartão de visitas.