close
MCM
MCM Talks. Um encontro no Zoom sobre venture debt.
MCM

MCM Talks. Um encontro no Zoom sobre venture debt.

O venture debt é uma categoria de financiamento relativamente nova no mercado brasileiro, mas que já existe há muito tempo em outros países, em especial nos EUA.

Diferente do venture capital, o venture debt é uma categoria de empréstimo e não de participação na empresa, ou seja, a startup que capta esse tipo de recurso não terá ingerência de um novo sócio na empresa.

O venture debt encontrava muitas restrições por conta das altas taxas de juros praticadas no Brasil. Porém, com a queda das taxas de juros ao longo dos últimos anos, surgiu espaço para essa categoria de financiamento.

No dia 14 de abril, realizamos uma conversa no Zoom promovida pelo Inovabra sobre venture debt entre a Marcela Huertas, nossa diretora executiva, e a Gabriela Gonçalves, sócia do Fundo Brasil Venture Debt, braço de Venture Debt da SP Ventures, com mediação de Humberto Matsuda (CEO da Matsuda Invest).

Na live, os especialistas discutiram as diferenças entre um financiamento com base em análise de crédito versus análise de dívida, as particularidades e características que fazem com que essa categoria de financiamento seja interessante, o perfil das empresas que se enquadram de maneira mais adequada ao produto.

A MCM é uma das poucas empresas com a expertise de atuação nessa área com ampla experiência nos detalhes importantes para os gestores de venture debt.

Durante a conversa, Marcela Huertas destacou a importância da validação de indicadores específicos, uma vez que diferente de negócios tradicionais, EBITDA por exemplo não é o indicador mais importante para esse tipo de ativo e nem das operações de startups, bem como as particularidades da due diligence desse processo.

Os especialistas discutiram também como a crise causada pela COVID-19 poderá transformar o venture debt numa alternativa ainda mais interessante para empresas que se adequam ao perfil.

Acompanhe na íntegra o conteúdo do Zoom =)