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Due Diligence Humana: um novo serviço da MCM.
Due Diligence

Due Diligence Humana: um novo serviço da MCM.

Mais do que números, existe uma análise que faz toda diferença no sucesso de uma empresa: o elemento humano. Porque no final, as pessoas são as principais responsáveis por uma empresa decolar, ou não. Por tudo isso, a partir de agora a MCM também vai oferecer a seus clientes o serviço de Due Diligence Humana, voltado para nossos clientes gestores de fundos com foco na relação com os fundadores das startups.

Nossa especialista no assunto, Fernanda Rodello, escreveu um artigo que explica tudo. Confira e, depois, não deixe de marcar um papo com a gente para saber mais e descobrir como podemos ajudar seu negócio.

Due Diligence Humana
Fernanda Rodello

Durante o processo de due diligence, os potenciais investidores costumam focar suas análises nos aspectos comerciais e financeiros, nas implicações jurídicas que trazem consequências tributárias, trabalhistas, ambientais e de marcas, entre outras.

Essas avaliações minuciosas são imprescindíveis, no entanto, também se faz necessário um olhar para a cultura organizacional e o perfil das lideranças que conduzem os negócios da empresa adquirida. Um mapeamento dos potenciais e das vulnerabilidades dos capital humano da empresa é o foco de um trabalho de “due diligence humana”. Por mais promissor que seja o negócio e por maior que seja seu potencial de crescimento, no final do dia serão pessoas que deverão manter a viabilidade do negócio e garantir a implantação da nova estratégica.

Em outras palavras, a atenção com o capital humano garante que a relação não vai “azedar” depois do contrato ter sido assinado.

Conhecer a cultura da empresa, entender o que motiva a equipe, identificar os talentos e buscar sua permanência, assim como identificar as práticas que precisam ser mantidas e quais habilidades precisam ser desenvolvidas a fim de garantir a sinergia entre a perspectiva da adquirente e a realidade da adquirida são formas de assegurar uma transição bem feita.

Uma boa forma de dar iniciar o processo de forma a garantir a manutenção dos pontos fortes da empresa e sua sintonia com a proposta da investida é entender a cultura organizacional e conhecer o perfil das lideranças estratégicas da empresa. Especialmente nos casos em que a gestão do negócio continuará nas mãos dos vendedores, mas tendo que contar com o atendimento das expectativas dos investidores, torna-se importante assegurar que todos caminhando no mesmo sentido e aproveitando o que cada um pode entregar de melhor.

A due diligence humana conduzida por profissionais da área de Recursos Humanos permite obter subsídios para definir novas estratégias de gestão de pessoas, manutenção de fatores motivacionais e preservação dos aspectos favoráveis da cultura organizacional e, principalmente, conhecimentos do capital humano que será responsável por conduzir o plano de negócios traçado pelos investidores.

Como funciona

O processo de due diligence humana permite obter subsídios para definir novas estratégicas de gestão de pessoas, manutenção de fatores motivacionais e

preservação dos aspectos favoráveis da cultura organizacional e, principalmente, conhecimentos do capital humano que será responsável por conduzir o plano de negócios traçado pelos investidores.

Realizamos o mapeamento das competências das lideranças, considerando as competências e estratégias do negócio, desenvolvendo um relatório individualizado para cada profissional que será produzido a partir de técnicas próprias (ferramentas de mercado, associado a entrevista e estudos de caso), que irá avaliar o profissional frente às competências da empresa, com vistas ao desenvolvimento das habilidades que serão exigidas das lideranças a fim de atender às demandas de mudanças organizacionais.

Com base nesse relatório individualizado pode ser definido um plano de ação de desenvolvimento profissional.