Fonte: imagem pixabay

Que os investimentos em startups em estágios iniciais são altamente arriscados, isso não é uma novidade! Há muita complexidade envolvida, desde a incerteza de retorno por razões diversas, como por exemplo: não conseguir conquistar mercado suficiente para que o negócio seja rentável ou até mesmo a dificuldade em avaliar a operação. Negócios de startups são muito diferentes da economia real.

Gestores capitalistas diligentes, que atuam em estágios iniciais, buscam acompanhar o desempenho das startups investidas e se envolver nas tomadas de decisões. Por essas razões precisam conhecer um pouco mais a fundo a operação, para que possam acompanhar melhor no pós-investimento e participar do período de amadurecimento da startup.

O ponto de partida para que o investidor e a investida possam racionalizar é o relatório de due diligence.

Os profissionais de diligências, ajudam os investidores e as investidas a levarem uma relação saudável, baseada em conhecimento e transparência. Esses profissionais possuem experiências multidisciplinares e, quando falamos de startups, o conhecimento deve ser aplicável a entendimento de negócios da nova economia digital.

O objetivo é fornecer o maior número de conhecimento da operação investida aos tomadores de decisões, por isso buscam saber sobre o sucesso e o histórico financeiro da investida, bem como, quaisquer questões legais, registros de tributos e multas.

Eles precisam descobrir quaisquer fatores de risco que possam afetar a empresa no futuro, seja em matéria financeira, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária, jurídica, tecnológica, ambiental e tantas outras matérias que podem ser avaliadas. O escopo é muito particular, uma vez que cada investidor ou comprador possui sua própria tese e métricas de acompanhamento específicas, aqui não tem muita “receita de bolo”!

Due diligence é uma prática que deve ser levada a sério por todas as empresas. No entanto, antes de iniciar um processo de due diligence para o seu negócio, você precisa ter certeza de que entende como ele funciona. Entender o que acontece no processo ajudará você a determinar quais etapas são necessárias e quais você pode pular.

Para fazer as diligências, você precisará contratar uma empresa de consultoria ou indivíduos que possam realizar as análises para você. Esses profissionais são pagos por você e desejam descobrir o máximo possível sobre a potencial investida, para aprimorar a negociação ou inviabiliza-la.

É importante selecionar profissionais de confiança e que forneçam as informações que você precisa nas diferentes matérias.

Que informações devo esperar receber?

Um bom consultor de diligências fornecerá todas as informações necessárias, para que você tome uma decisão informada sobre a compra/investimento. Isso inclui demonstrações financeiras, registros fiscais, licenças e outros documentos que fornecem informações sobre a história da empresa.

1- Primeiro, você vai querer tomar ciência se a empresa tem algum problema legal ou obrigações fiscais;
2- Na diligência legal, você pode aprender sobre ações judiciais, riscos materializados e eventuais pendências para atender regras legais;
3- Com os especialistas das áreas financeira, contábil e tributária, você descobrirá sobre riscos ainda não materializados, mas que podem se tornar ações judiciais, riscos de reputação e inviabilidade do negócio. Além dos indicadores e métricas iniciais, para acompanhar posteriormente.

Você pode então pegar essas informações e usá-las para determinar se deseja avançar com o investimento ou não. Caso você escolha seguir com o investimentos é importante tratar esses detalhes na negociação com a investida e juntos solucionarem o necessário no pós-investimento.

Como contratar os especialistas?

Existem várias maneiras de entrar em contato com um consultor em diligências.

Você pode pesquisar online ou pedir a seus amigos e colegas de trabalho que recomendem alguém. Pode encontrar também um consultor de negócios em uma faculdade ou universidade local, que esteja disposto a ajudar.

Aqui na MCM Corporate somos uma empresa de consultoria focada em diligências para operações de investimentos, fusões, aquisições (M&A) e créditos para nova economia. Realizamos diligências financeira, contábil, tributária, trabalhista e previdenciária desde 2015, com especialistas nessas matérias e conhecedores de negócios da nova economia digital.

Vamos gostar de te ajudar também.

Clique no botão do whatsapp e fale com nossos Consultores em Diligências!

Posts Relacionados

FIQUE SABENDO DE NOSSAS NOVIDADES

Informações, análises e insights para quem decide!

Inscreva-se em nossa NewsLetter