close
Blended Finance: estratégia de investimento para salvar o mundo.
Empresas ou PME

Blended Finance: estratégia de investimento para salvar o mundo.

Já ouviu falar em Blended Finance?

Apesar dessa forma de captação já existir há algum tempo no Brasil e no mundo, o conceito Blended Finance é recente e literalmente significa “mistura de financiamentos.”

É uma forma de investimento que surgiu para atender algumas ideias e empresas que são mais importantes para a sociedade do que para um ou poucos stakeholders.

É uma solução para startups que colocam benefícios sociais e ambientais em primeiro lugar e nem sempre tem facilidade para obter dinheiro por meio de financiamentos convencionais.

Para esses casos, o Blended Finance é uma solução ideal, porque atrai investimentos que misturam capital privado com filantropia e/ou dinheiro de governo de forma a aumentar a atratividade do investimento para o capital privado.

Além disso, quando o dinheiro vem dos governos e da filantropia, a pressão do capital privado diminui. Nos privados, pode haver empréstimos com juros combinados de maneira especial, com prazo maior.

Blended Finance é interessante em setores como saúde, educação, infraestrutura e energia, especialmente em países em desenvolvimento e mercados emergentes.

Ultimamente, o conceito vem ganhando popularidade no mundo das finanças internacionais para o desenvolvimento. As instituições de financiamento do desenvolvimento oferecem oportunidades de co-investimento para alinhar capital ao cumprimento dos 17 objetivos da ONU, um apelo universal para acabar com a pobreza e proteger o planeta.

Todos os anos são necessários cerca de US $ 6 trilhões para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A maior parte disso é necessária nos países em desenvolvimento.

Atualmente, estamos cumprindo apenas cerca da metade dos requisitos de financiamento dos ODS. E todos os anos surge uma lacuna multibilionária que o setor público não consegue preencher sozinho.

A boa notícia é que investir nos ODS faz sentido para os investidores. A Comissão de Negócios estima uma oportunidade econômica de US $ 12 trilhões para o setor privado nos próximos 10 a 15 anos, segundo o Blended Finance Taskforce.